A animosidade dentro das forças armadas: vigilância e expurgo na caserna

Autores

  • Nilo Dias de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

Palavras-chave:

autocracia burguesa, forças armadas, DOPS-SP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a prática de vigilância e repressão do Serviço Secreto da Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS-SP), através da análise dos seus relatórios durante o período de 1950 a 1961, dando ênfase à ação desse órgão sobre as Forças Armadas. A infiltração de seus agentes na cúpula dos militares - que, reunidos no Clube Militar, debatiam as alternativas para o desenvolvimento nacional e a vinculação do sistema repressivo aos segmentos políticos subordinados aos setores das burguesias dependentes, cujo monopólio de dominação se via ameaçado pela ampliação dos direitos civis - desencadeou perseguição e expurgo de militares e das organizações consideradas perniciosas à continuidade do capitalismo monopolista dependente, sob a égide dessa autocracia burguesa institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Dias de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

CARVALHO, José Murilo de. Forças Armadas e política no Brasil. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2005.

COTRIM, Lívia. O capital atrófico: da via colonial à mundialização. In: CHASIN, J. (Org.) A miséria brasileira: 1964-1994 do golpe militar à crise social. Santo André: Ad Hominem, 2000, p. XX.

DELGADO, Marcio de Paiva. O “golpismo democrático”: Carlos Lacerda e o jornal Tribuna da Imprensa na quebra da legalidade (1949-1964). Juiz de Fora, MG: UFJF, 2006.

GOMES, Ângela de Castro. Uma breve história do PTB. Rio de Janeiro: CPDOC, 2002. Trabalho apresentado na Palestra no I Curso de Formação e Capacitação Política, realizado na Sede do PTB. São Paulo, 13. jul. 2002.

MORAIS, Ronaldo Queiroz de. Newton Estillac Leal: o militar de esquerda e o exército na frágil democracia brasileira do pós-guerra. São Paulo: USP, 2006.

PEIXOTO, Antonio Carlos. Exército e política no Brasil: Uma crítica dos modelos de interpretação. In: ROUQUIÉ, Alain (Org.) Os partidos militares no Brasil. Rio de Janeiro: Record,1980. p. 75-86.

REZNIK, Luís. Democracia e Segurança Nacional: A polícia política nos pós Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado em Ciência Política), Instituto Universitário de Pesquisas.

ROUQUIÉ, Alain. (Org.) Os partidos militares no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1980.

Downloads

Publicado

2009-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, Nilo Dias de. A animosidade dentro das forças armadas: vigilância e expurgo na caserna. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 162–185, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1794. Acesso em: 28 mar. 2024.