SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>

Autores

  • Luiza Helena Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e explicam práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Helena Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luiza Helena Pereira concluiu o doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Atualmente é Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona as áreas de teoria sociológica e ensino de sociologia no ensino médio, na graduação em Ciências Sociais, na UFRGS. Atualmente coordena projeto de pesquisa na área da sociologia no ensino médio.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

PEREIRA, Luiza Helena. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 60–80, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2433. Acesso em: 28 mar. 2024.