O eixo conurbado entre Maringá e Sarandi (PR): um estudo geoeconômico

Autores

  • Jaqueline Longen Rossatto Especialista em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR.
  • Lisandro Pezzi Schmidt Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia / Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR. http://orcid.org/0000-0001-9413-9908
  • Pierre Alves Costa Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia / Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR. http://orcid.org/0000-0001-7927-3367

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621452020202

Resumo

O Contorno Norte de Maringá (PR) é uma obra de intervenção urbana, realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Devido à localização da obra ser na divisa entre as cidades de Maringá e Sarandi, buscamos, neste estudo, compreender quais foram as influências dessa configuração na dinâmica dos espaços ocupados no eixo conurbado dos municípios. A análise dos dados obtidos permitiu avaliar que o Contorno Norte facilitou o movimento dos negócios, a viabilização da entrada e saída de caminhões, bem como a agilidade nas entregas. Ambos os municípios se beneficiaram da obra, em relação ao favorecimento de novos empreendimentos, embora haja relatos de trânsito intenso na divisa entre Maringá e Sarandi. O fluxo de veículos na Avenida Colombo apresentou melhora após a finalização do Contorno, apesar de terem sido constatadas reclamações quanto à localização da obra, posicionada na entrada/saída de duas cidades e em grande parte do entroncamento do Contorno Sul, o que torna confuso o acesso às empresas localizadas na Avenida Colombo e favorece a ocorrência de acidentes de trânsito. Concluiu-se que a obra não fomenta impactos negativos para os empreendimentos e permitiu maior integração, não somente entre as cidades em questão, mas à região.

Palavras-chave: Conurbação. Planejamento urbano. Economia. Paraná – Região Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Longen Rossatto, Especialista em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR.

Especialista em Ensino e Pesquisa na ciência geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR. Graduada em Geografia nas habilitações Licenciatura Plena (2013) e Bacharelado (2014) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Conhecimento e atuação nos temas voltados para Geografia Humana.

Lisandro Pezzi Schmidt, Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia / Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR.

Docente Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), área de concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Bacharél em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano (1998). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional.Experiência na coordenação e participação em projetos de Pesquisa e Extensão Universitária. Atuante na área de Geografia, com ênfase na Geografia Humana e Geografia Urbana nos seguintes temas:produção do espaço urbano, políticas públicas de planejamento urbano e segregação socioespacial.

Pierre Alves Costa, Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia / Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR.

Docente Associado A da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR); lecionando e orientando nos cursos de graduação, especialização lato sensu (presenciais e à distância/UAB) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É Geógrafo e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) - área de concentração: Gestão do Território. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) - área de concentração: História Social. Vice-lider do Grupo de Pesquisa Estudos da Dinâmica Econômica (CNPq), desde de outubro de 2008. Co-coordenador do Laboratório de Estudos em GeoEconômica/PPGG. Atua como revisor em periódicos na área de Geografia e Ciências Agrárias e Ambientais. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geograffia (PPGG)/Unicentro (gestão 2018-2020); co-editor da Revista Terr@ Plural (gestão 2012-2014); membro do Conselho Editorial da Editora Letra Capital (série acadêmica), do Conselho Editorial da UNICENTRO (gestão 2013-2015)

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

ROSSATTO, Jaqueline Longen; SCHMIDT, Lisandro Pezzi; COSTA, Pierre Alves. O eixo conurbado entre Maringá e Sarandi (PR): um estudo geoeconômico. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 202–231, 2020. DOI: 10.5965/1984724621452020202. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724621452020202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua