Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?

Autores

  • Elísio Wedderhoff

Resumo

O objetivo da educação emocional não está centrado na mensuração da inteligência, mas sim, na sua otimização; a partir da educação das emoções. Constitui-se num processo complexo de construção permanente, originado no seio da família, passando pela escola e continuando por toda a vida. No entanto, não pode ser vista como mais um tipo de auto-ajuda ou uma receita que transforma todos os problemas em soluções.

Palavras-chave: inteligência emocional, educação emocional, paradigma.

Abstract:The objetctive of ernotional intelligence is not centered in the rneasuring of intelligence, but, in its optimizing, beginning from the education of the ernotions. It constitutes into a complex process of perrnanent construcion, deriving from the midst of the family, going through school and keeping on for the entire life. However, it can not be seen as a kind of self-help or a receipt that transforms ah problems into solutions.

Key-Words: emotional intelligence, emotional education, paradigm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

WEDDERHOFF, Elísio. Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1299. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo