Educação intercultural em entornos virtuais de aprendizagem

Autores

  • Marlene Zwierewicz Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE
  • Antonio Pantoja Vallejo Universidade de Jaén – UJA

Palavras-chave:

Entornos virtuais de aprendizagem, educação intercultural, interculturalidade, multiculturalidade.

Resumo

A sistematização apresentada no presente artigo trata das perspectivas existentes atualmente para a Educação Intercultural, abordando aspectos legitimadores do processo de ensino e de aprendizagem caracterizado pela interação entre os sujeitos, mesmo que estejam fisicamente distantes. Para tanto, busca-se refletir sobre conceitos que envolvem a prática intercultural, além de propor estratégias para a inclusão cultural em Entornos Virtuais de Aprendizagem - EVA. A partir dessa reflexão, contextualiza perspectivas práticas para a interculturalidade em desenvolvimento, mediante a efetivação do Projeto Internacional E-Culturas, desenvolvido pelo Grupo de Investigação IDEO da Universidade de Jaén – Espanha e efetivado por meio de acordos universitários com países da América Latina, entre os quais o Brasil, único país inserido em uma proposta bilíngüe.

Downloads

Publicado

2006-11-07

Edição

Seção

Artigos